Regulamento Geral

Confira o regulamento geral das competições.

Na disputa de campeonatos promovidos pela Academia, observar-se-ão, exceto quanto ao disposto neste regulamento, as regras internacionais aprovadas pela Confederação Brasileira de Tênis.

A Academia poderá estabelecer disposições especiais, não constantes desse regulamento, válidas para um campeonato específico, ou para determinadas categorias desse campeonato, que serão divulgadas previamente.

Os jogadores jogarão nas classes em que estão ranqueados no Circuito Tênis Center, ou em classes compatíveis com seu nível de jogo, conforme avaliação dos professores da Academia.

Em chaves do tipo eliminatória simples, os quatro primeiros colocados no ranking de cada categoria serão cabeças-de-chave (1com 4 e 2 com 3), e os demais atletas serão alocados nas chaves através de sorteio eletrônico efetuado sempre que possível por tenistas convidados.

No caso de disputa no formato Round Robin, a distribuição dos tenistas em duas chaves será: 1-4-6-8 e 2-3-5-7, classificando-se os campeões e vices. Em três chaves: 1-6-9-12; 2-5-8-11 e 3-4-7-10, classificando-se os campeões mais o melhor segundo lugar. Em quatro chaves: 1-8-12-16; 2-7-11-15; 3-6-10-14 e 4-5-9-13, classificando-se somente os campeões.

Será aplicado W. O. ao jogador que não comparecer até quinze minutos após o horário estipulado para o seu jogo. O árbitro geral, a seu critério, poderá estabelecer um período maior de tolerância, que não poderá passar de uma hora, a não ser em caso de mudança de horário do jogo em comum acordo com os dois jogadores.

Os jogos serão disputados em melhor de três sets com vantagem, todos com tie-break. Eventualmente, mediante comunicação prévia, os jogos poderão ser realizados sem vantagem e/ou com um match-tie-break até dez pontos em substituição ao terceiro set.

Não poderão ser disputadas por um mesmo atleta mais do que três partidas de simples ou quatro de duplas em um mesmo dia.

Deverá haver um intervalo mínimo de uma hora entre duas partidas de simples e de 15 minutos entre duas partidas de duplas do mesmo atleta.

O árbitro geral, no interesse do bom andamento do campeonato, poderá determinar o prosseguimento do mesmo com jogos na modalidade “set profissional”, conforme regulamento ITF/CBT/FCT (somente um set até oito games; estando o jogo empatado em sete games, o set prosseguirá até nove; caso empatar em oito a oito, será disputado um tie-break até sete pontos).

Nos campeonatos promovidos pela Academia, em chaves tipo round-robin (todos contra todos), vencerá o atleta que tiver maior número de vitórias. Os critérios de desempate são, na ordem, confronto direto (exclusivamente no caso de estarem empatados somente dois atletas), saldo de sets (sets ganhos menos sets perdidos pelo atleta), saldo de games (games ganhos menos games perdidos pelo atleta). No caso de estarem empatados vários tenistas, e ao se aplicar o critério de saldo restarem somente dois empatados, aplica-se a regra do confronto direto entre eles. No caso de sets ou games não homogêneos - vitória normal/por desistência; terceiro set normal/com match tie-break; melhor de três/set profissional, os critérios de saldos não serão aplicados. Persistindo o empate, será considerado vencedor o jogador de maior idade, ou a dupla com o maior somatório de idades. Nestas chaves, quando um jogador perder um jogo por WO, todos os jogos deste jogador serão considerados como perdidos por 6 x 0 e 6 x 0.

Situações não previstas neste regulamento serão resolvidas pelo árbitro geral de cada torneio.